terça-feira, 23 de abril de 2013

Resolvendo o problemas de proxy no ValidadorFCI da receita

Há alguns dias atrás eu tentei utilizar o software ValidadorFCI da receita federal para testar o envio de FCIs e tive vários problemas devido ao fato de estar utilizando uma conexão via proxy.
O ValidadorFCI, utiliza a internet para validar o certificado digital que você selecionou,então libere o acesso aos endereço www.fazenda.sp.gov.br/* (HTTP e HTTPS).
Se o seu proxy exigir autenticação, navegue até a pasta onde o ValidadorFCI está instaladado, abra o arquivo Br.Gov.Sp.Fazenda.CCI.ValidadorFCI.Presenter.exe.config,  e inclua a tag defaultproxy usedefaultcredentials="true" para que o aplicativo utilize as credenciais do usuário conforme abaixo:

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Adicionando uma bilblioteca ao Netbeans



Existem várias IDEs para trabalhar com Java como Eclipse, Netbeans, intelliJ IDEA, entre outras. Todas são excelentes, mas a que eu mais utilizo é o Netbeans, devido aos muitos assistentes e ferramentas que essa Ide possui.
Nesse post eu vou mostrar como configurar uma biblioteca no Netbeans para que você possa utilizá-la nas suas aplicações. Eu estou utilizando o Netbeans 7.2 em inglês - para saber como mudar o idioma do Netbeans clique aqui.

Clique em Tools->Ant Libraries:

Na janela Ant Libraries Manager, clique em New Library:

Na janela New Library, informe o nome da biblioteca que sendo adicionada (eu costumo colocar o nome e versão) e certifique-se de que a opção Class Libraries está selecionada:

Na guia classpath clique em Add JAR/Folder e selecione a o arquivo jar da biblioteca (em, alguns casos são mais de um):

Na guia sources, clique e adicione o código fonte da biblioteca caso esteja disponível (geralmente vem na pasta src), isso permitirá fazer o debug dentro dos métodos da biblioteca:
Na guia Javadoc, clique e adicione a pasta ou o jar com a documentação da biblioteca, isso permitirá visualizar a documentação da classe ou método através da ferramenta Code Completion do Netbeans (Control + Space):

Pronto a biblioteca está adicionada. Para utilizá-la na sua aplicação, basta fazer o seguinte:
Abra as propriedades da sua aplicação (botão direito na aplicação e em seguida properties), clique em Add Library, selecione a biblioteca criada e em seguida Add Library:

Feche a janela de propriedades, expanda o nó Libraries na sua aplicação e você poderá visualizar a biblioteca recém-adicionada e seus pacotes e classes.

Alterando o idioma do Netbeans para inglês



Algumas vezes as traduções deixam a desejar e acabam te deixando perdido, principalmente se traduzirem algum termo técnico. Infelizmente o Netbeans não possui uma opção para que você possa selecionar o idioma da IDE, nesse post vou mostrar como deixa-lo em inglês.

Abra o arquivo netbeans.conf que fica dentro da pasta etc do diretório de instalação do Netbeans:

Inclua o parâmetro -J-Duser.language=en na variável netbeans_default_options:

Agora é só abrir o Netbeans novamente e ele já vai estar em inglês.